sexta-feira, 29 de abril de 2011

Critica de PÂNICO 4


O primeiro ''Pânico'' é considerado por muitos como o filme que salvou o gênero de terror, especialmente o gênero slasher, que estava em declinio no final dos anos 90. É, realmente, um filme inovador, que recicla formulas do estilo, e brinca com elas d emaneira sarcástica e irônica. E é, claro, foi um grande sucesso - então continuações já estavam programadas.

O segundo e terceiro filmes, devem ser encarados como meramente ''filmes de estúdio''. Particularmente, não consigo falar muito desses, principalmente por que me lembro de que se tratavam de repetições dos pontos aonde o primeiro tinha sido vitorioso. E, nove anos depois surge essa sequência, que promete renovar a franquia.

Realmente, esse filme mostra o talento de Wes Craven, que decide fazer uma ''comédia de Terror'', quase que literalmente. Desde a cena inicial com ''um filme dentro do outro'', até a cena final (afaste-se!) toques de humor estão presentes. Outra inovação, foi conseguir adaptar a premissa de Pânico aos dias atuais, aonde todos tem celulares, por exemplo, e aonde a informação circula muito rápido - com muito mais velocidade do que em 1996, isso eu garanto. Então temos comentários engraçados a respeito das redes sociais e da febre tecnologica (por exemplo, todos na cidade possuem um aplicativo com a voz caracteristica do matador Ghostface).

Diferentemente de ''Deixe-me Entrar'' que aposta nos momentos de drama intenso, ou de ''Doce Vingança'' que promete ser o filme mais perturbador já feito (e realmente não é bem sucedido), ''Pãnico 4'' tem um roteiro que circunda uma mesma formula de seu original, porém com o advento dos ''tempos modernos''. Muito humor, não tira o mérito das partes assustadoras e chocantes - o filme possui cenas intensas e bem sacadas.

Mas, o meu problema com Pânico 4 é que ele inova na adaptação, mas continua narrando a mesma formula. Claro, com esses novos elementos inteligentemente ligados a trama, mas essa trama em si, não traz grandes inovações. Inclusive, a própria cena final é muito semelhante ao primeiro. Isso pode ser um mérito, ou demérito - na minha interpretação, foi demérito.Não estraga a projeção, mas tira a intensidade da experiência...

No geral, ''Pânico 4'' é um bom filme pipoca. Divertido, não deixa de ter horror em seu enredo, mas não inova em muita coisa. Comete o mesmo pecado das outras sequências da série que é o de reciclar a fórmula, coisa hirônica para uma franquia que tinha de tudo para inovar. Acertando em alguns pontos e errando em outros, ''Pânico 4'' é merecedor de TRÊS ESTRELAS E MEIA ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário